domingo, 19 de agosto de 2012

Entrevista: Todos somos Neoguaranis

Entrevista com artista plástico e muralista Miguel Hachen, criador da estética Neoguarani, um estilo individual único que, pelas suas qualidades, se projeta como um movimento artístico-cultural.  


Miguel, onde e como surgiu o conceito estético Neoguaraní, como você o define e o quê aspira alcançar com ele?

Como acontecimento artístico, a linguagem plástica ou, se preferir, a estética Neoguarani surgiu no meu estúdio, em Foz do Iguaçu, no ano de ’96; ainda que a sua denominação fosse adotada alguns anos depois. A concepção desta linguagem inclui as vivencias da minha infância na selva missioneira, somadas às pesquisas históricas sobre a formação de um grande fenômeno sociocultural que foi se gestando através dos séculos em decorrência da miscigenação de culturas diversas e antagônicas; isto é: espanhóis e guaranis; portugueses e tupis, aos que se incorporou a ulterior imigração europeia.

A expressão Neoguarani, neologismo que fora acunhada pelo antropólogo Darcy Ribeiro, foi emprestada para nomear e definir esta particular forma de arte e manifestação cultural. Nela se combinam diversas estéticas para expressar e revelar os conhecimentos herdados desses longos processos de aculturação e transculturação que formaram esta sorte de sincretismo que hoje nos identifica culturalmente. Embora os elementos mais significativos dessa interpenetração cultural passem despercebidos, estão presentes no nosso dia-a-dia, na língua e na cadência dos sotaques; nos léxicos e neologismos, na vasta toponímia e na ampla denominação das espécies vegetais e animais; nas lendas e na culinária, bem como em tantas outras formas de expressão cultural. Ainda assim, no âmbito das artes visuais, esse extraordinário patrimônio cultural que antecede a formação das atuais nações, nunca antes foi valorizado ou consagrado. Eis aí a sua originalidade.

As formas, a simbologia e as cores das obras; em suma, a questão da linguagem plástica em si, poderia ser definida como uma expressão artística autêntica que traduz a nossa identidade cultural. Minha maior aspiração é que se vier a transformar-se em um estilo ou movimento, o Neoguarani transcenderá os limites das artes plásticas, é com o tempo, poderá constituir-se em um fenômeno artístico-cultural mais abrangente.

Quais são os conteúdos temáticos que propõe a arte ou estilo Neoguarani?

Minhas obras geralmente retratam diversos conteúdos que vão desde os mitos e as lendas guaranis, até alcançar temáticas históricas, sociais e naturais.

Qualquer artista pode se aderir ou seguir esse estilo?

Para se aderir primeiro seria necessário identificar-se, sentir, assimilar e compreender com profundidade os princípios que fundamentam a arte Neoguarani. Logo, por razões éticas muito obvias, a adesão deveria ser pública; isto é, reconhecendo e citando a origem. Embora existam artistas que agem com ética, tenho notado que devido à divulgação, aceitação e certo reconhecimento, colegas de diversos países começaram a adotar esta forma de expressão plástica ou estilo pessoal, mesmo sem tomar a denominação ou dando-lhe outra. É notório que, a maioria desses adeptos, provindos das redes sociais da internet, atua anonimamente imitando ou tomando apenas os elementos pictóricos superficiais, sem ter as vivencias nem o conhecimento, deturpando assim esta linguagem.

Além da pintura, em quais outras especialidades artísticas se expressa o Neoguarani?

Mesmo que eventualmente incursione na realização de cerâmicas e esculturas, que tenha escrito poesias e composto músicas, ainda inéditas, os principais meios de expressão são as pinturas, as obras murais e os painéis.

Tem alguma ideia de quantas obras já executou e em quais cidades já expos seus trabalhos?

Jamais me ocorreu contabilizar as obras realizadas. Para responder a tua pergunta, teríamos que reunir todos os esboços, as pinturas e os murais, os poemas e as musicas da minha autoria. Mas, aproximadamente, realizei uns 30 murais, participei de mais de 30 exposições coletivas e umas 18 mostras individuais em diversas cidades do Brasil, da Argentina, do Paraguai e da Bolívia. Algumas das obras formam parte de acervos em diversos países europeus, americanos e africanos.

Entre todas as suas obras há algumas que considere especial, por quê?

De alguma maneira todas são especiais porque formam parte do processo criativo como um todo. Talvez a melhor obra, a mais especial seja aquela que ainda não fiz.

Gostaria de fazer algum comentário final ou deixar alguma mensagem?

Sim. Se realmente for uma arte precursora ou uma expressão artística que nos caracterize e identifique como seres culturais, talvez com o tempo a estiloNeoguarani venha a se transformar em uma espécie de renascimento cultural. Nesse sentido, acredito que se valorizarmos e reconhecermos a beleza de uma arte que representa a nossa cultura, todos somosNeoguaranis.

Entrevista realizada dia 03 de maio por Egon Vettorazzi e Sofi González Gamez

No hay comentarios.: